terça-feira, 27 de abril de 2010

atividade 1.4 postagens ate dia 27/04/2010

FÓRUM 3. Projeto e suas caracteristicas
Assunto:
- Nesta atividade, o professor-cursista é convidado a refletir e debater suas idéias com os colegas no Fórum "Projeto e suas características". Para orientar a discussão são apresentadas duas questões: - Todo projeto é interdisciplinar? - É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?


Autor / Mensagem
Andrea Miranda Lopes
Enviada em Apr 19 2010 07:52:34:000PM
Cursista: Andrea M. Lopes
Atividade 1.4 – Projeto e suas características
Eixo 1 – Projetos
Turma: NTE-VHA-MARIZA-EP
Formadora: Mariza Mezabarba Vieira Fidelis
PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS
INTERDISCIPLINARIDADE - INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS.
Eu acredito que todo projeto é interdisciplinar, mesmo que no projeto não fale de atividades interdisciplinares, mesmo não querendo que seja, será, porque os temas e ou conteúdos de uma certa forma, às vezes pequena abrangem outra área do conhecimento. Por exemplo, um projeto de matemática que abrange as quatro operações, necessitará de língua portuguesa para interpretação e para escrita dos enunciados, etc.
Os projetos em sua maioria abordam temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Uma das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de outras áreas no projeto, isso irá acontecer, por pequena que seja.
“Trabalhar transversalmente é permitir que o aluno aprenda conteúdos disciplinares na resolução de problemas de formas contextualizada”.

Elymarcia da Silva Pacheco
Enviada em Apr 20 2010 10:01:41:000PM
Acredito que não tem como um projeto não ser interdisciplinar, pois as atividades por si só torna-se interdisciplinares, porque os temas e ou conteúdos de uma certa maneira se repetem e são trabalhadas em nosso cotidiano.Temos como exemplo um assunto com “Dengue”, onde trabalhamos em todos as disciplinas com uma certa naturalidade assim como qualquer outro tema transversal, temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento.
Acho que é possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento, e que as demais áreas possam contribuir de várias maneiras a enriquecer o projeto desenvolvido.


Nelci A Campos
Enviada em Apr 21 2010 06:03:57:000PM
Nelci Vieira – Ativ 1.4 Projeto e suas características
No projeto interdisciplinar não se ensina e nem se aprende: vive-se, exerce-se. Ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Esse aluno deixa de ser, apenas um aprendiz do conteúdo de uma área de conhecimento qualquer. O envolvimento dos alunos é uma característica-chave do trabalho de projetos.
O desenvolvimento de projetos, com o objetivo de resolver questões relevantes para o grupo, vai gerar necessidade de aprendizagem; e, nesse processo, os alunos irão se defrontar com os conteúdos das diversas disciplinas.
Não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos, nem desvincular as disciplinas da realidade atual. Os conteúdos disciplinares não surgem do acaso.
É de suma importância levar em conta no momento da avaliação de um projeto didático, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante a realização desse. Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final.
Fonte de pesquisa:
http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm

Rosilene de F. da Silva
Enviada em Apr 22 2010 08:47:26:000AM
Cursista: Rosilene de F, da Silva
Atv. 1.4
O projeto contempla um tema prático escolhido para trabalho em grupo, a ser abordado com amplitude e profundidade de maneira a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, a correspondência e complementação das explicações e solução de problemas para dar cumprimento aos objetivos traçados.
Trabalhar com projetos interdisciplinares é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar.

Josefa Passos Alves
Enviada em Apr 26 2010 10:15:41:000PM
Projeto e suas caracteristicas.
O trabalho com projetos favorecem à interdisciplinaridade, pois conforme seu desenvolvimento para se chegar à solução da situação problema, sejam necessários conhecimentos de outras disciplinas, o que ao meu ver, essa articulação entre as disciplinas facilitará o processo de aprendizagem.É lógico que o professor necessita, que em determinado momento, dar uma contribuição ao aluno voltando-se apenas à sua disciplina, falar de um conhecimento específico dessa disciplina, pois ele tem uma seleção de conteúdos para cumprir em um ano letivo. Como Elizabeth comenta: "Se fizermos do projeto uma camisa-de-força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica". Frente a isso, penso ser essencial o envolvimento prévio dos professores dessas disciplinas no projeto, ou seja, esses professores e todas as outras pessoas envolvidas devem participar desde a montagem desse

Neuza Bruneto Scortegagna
Enviada em Apr 26 2010 10:32:32:000PM
Projetos e suas características
“Projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico. No mínimo todos os projetos necessitam terem seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas”.Segundo MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE ALMEIDA, é importante considerar três aspectos fundamentais para a prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias.Um deles se refere à explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar – o registro de intenções, processos em realização e produções. Outro aspecto diz respeito à integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços. O terceiro aspecto trata dos conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento, que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo. Este texto pretende explorar esses três aspectos, explicitando a importância da formação do professor para que ele tenha condições de desenvolver práticas pedagógicas com projetos que favoreçam a recontextualização do conhecimento na escola e na vida do aluno, a produção colaborativa de representações que engajam os alunos como aprendizes, construtores de significados. Para enfatizar essas idéias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram articuladas a projetos para propiciar aos alunos a aprendizagem significativa, por meio do desenvolvimento de produções com o uso de diferentes mídias. Projetos interdisciplinares Os projetos interdisciplinares nas escolas partem de um tema central, onde são estudados sob a ótica de diferentes disciplinas. Eles contemplam um tema prático escolhido para trabalho em grupo, a ser abordado com amplitude e profundidade de maneira a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, a correspondência e complementação das explicações e solução de problemas para dar cumprimento aos objetivos traçados.

Um comentário:

  1. Acho que é possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento, e que as demais áreas possam contribuir de várias maneiras a enriquecer o projeto desenvolvido. Os projetos em sua maioria abordam temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido.
    Uma das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de outras áreas no projeto, isso irá acontecer por pequena que seja.
    Não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos, nem desvincular as disciplinas da realidade atual.

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