sexta-feira, 30 de abril de 2010

Algumas contribuições no forum 2 ( diálogo teórico), atividade 1.3.

Atividade 1.3 FÓRUM 2. .Dialogo teórico
Assunto:
- Escolher um dos teóricos apresentados anteriormente, fazer um estudo mais aprofundado de suas idéias, destacar um aspecto considerado por ele importante e compartilhar com os colegas no Fórum.

Autor
Mensagem
Andrea Miranda Lopes
Enviada em Apr 17 2010 10:41:08:000PM
Cursista: Andrea M. Lopes
Atividade 1.3 – Diálogo teórico
Eixo 1 – Projetos
Turma: NTE-VHA-MARIZA-EP
Formadora: Mariza Mezabarba Vieira Fidelis
Algumas citações interessantes.
Friedrich Froebel
“O criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática”.
“O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas”.
“As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem”.
“A criança, segundo o educador, trazia em si a semente divina de tudo o que há de melhor no ser humano. Cabia à educação desenvolver esse germe e não deixar que se perdesse”.
“A educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva aos novos conhecimentos”.

“Froebel via a educação como uma atividade em que a escola e a família caminham juntas”.
Fonte:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/friedrich-froebel-307910.shtml
Texto: de Márcio Ferrari

Iara Regina Spagenberg
Enviada em Apr 20 2010 03:38:17:000PM
Iara-1.3-diálogo teórico
Vygotsky desenvolveu a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal ou potencial (ZDP). O conceito diz respeito à distância entre a aptidão da criança para realizar determinadas funções de forma autônoma e a necessidade que ela tem da colaboração de outros para realizar funções, a capacidade de aprender com outras pessoas.O aluno adquirirá conhecimentos mediante as experiências a que foi exposta.

Rosimery P de Oliveira
Enviada em Apr 20 2010 05:09:49:000PM
Cursista: Rosimery Paulino de Oliveira
Atividade 1.3 – Diálogo teórico
Eixo 1 – Projetos
Turma: NTE-VHA-MARIZA
Formadora:Mariza Fidelis
Dois teóricos em especial me chamaram a tenção por suas teorias Piaget e Vigostiky e estudar um pouco mais sobre as TICs observo o quanto é importante que os ambientes equipados com tecnologias tragam à tona fatores pertinentes à mediação humana através dos recursos tecnológicos. As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo de construção e aprendizagem.
Piaget
Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio..
Vigotsky
Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade;o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
Referencial
Curso Proinfo Integrado - Elaboração de Projetos
http://www.planetaeducacao.com.br/professores/suporteaoprof/pedagogia/teorias00.asp

Elymarcia da Silva Pacheco
Enviada em Apr 20 2010 09:35:28:000PM
Dos autores listados prefiro falar sobre:Paulo Freire
Pois além de ser brasileiro tornou-se reconhecido internacionalmente por seus ideais em relação a educação.
· Um conceito a que Paulo Freire deu a máxima importância, e que “As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos”,
No dia 19 de setembro de 2009 , Paulo Freire completaria 88 anos. A sua data de aniversário é momento para relembrar a vida, obra e o legado desse educador reconhecido internacionalmente.
Em vários lugares do país e do mundo, o aniversário de Paulo Freire é lembrado. Em Belo Horizonte (MG), acontece a 13ª Semana Paulo Freire Ação para a Liberdade, uma iniciativa do Centro Cultural Alto Vera Cruz. Em Recife (PE), o Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas e a Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CE ) promovem o evento Paulo Freire em debate, diálogos sobre as contribuições da obra do educador à Educação e à Cultura.
Prêmio Paulo Freire
Os vencedores da quarta edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal serão anunciados no dia 18 de setembro. A edição 2009 recebeu a inscrição de 39 projetos.
A premiação é entregue anualmente, em dia 19 de setembro, às unidades escolares que se destacam na implantação de iniciativas e projetos com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino na rede pública municipal de São Paulo.

Nelci A Campos
Enviada em Apr 21 2010 04:53:01:000PM
Nelci Vieira – Ativ.1.3 – Diálogo teórico
Jean Piaget - O biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio
O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.
A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.” diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.”
Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.
Fonte de pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml
http://www.uniube.br/propep/mestrado/revista/vol02/05/piaget.htm
http://www.edicoessm.com.br/

Rosilene de F. da Silva
Enviada em Apr 22 2010 08:37:41:000AM
Cursista: Rosilene de F. da Silva
Atividade 1.3 – Diálogo teórico
Contribuições conjuntas nos deixam as teorias de Piaget e Vygotsky.Pode-se observar que os dois consideram essa construção como ocorrendo a partir da interação do sujeito com o seu meio. Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.Ambos nos chamam a atenção para a utilização de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições. Piaget , estrutura cognitiva do sujeito, ele nos coloca claramente esse ponto. Investigar o raciocínio do aluno não significa simplesmente dar problemas formais para serem resolvidos individualmente, de forma rígida. Podemos aprender muito sobre o raciocínio da criança, se criamos tarefas, que embora bem estruturadas, não são rígidas em sua aplicação, nem devem ser resolvidas pelo sujeito isoladamente. . Vygotsky, com seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, também nos faz perceber que a avaliação não pode ser um momento isolado e ao final do processo de aprendizagem. Devemos avaliar continuamente, pois o mais importante não é a aprendizagem que já ocorreu, mas, aquela que está acontencendo.

Joseli Pagani
Enviada em Apr 22 2010 05:23:50:000PM
Lev Semenovitch Vygotsky.
Maior defensor da tendência sócio-integracionista destaca a importância da criação e do uso de estímulos, do aprendizado mediado, destacando o papel do professor, que tem o objetivo explícito de interferir nos processos de aprendizagem e provocar avanços nos alunos, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.
A Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio e de entender a relação pensamento/linguagem e suas implicações no processo de desenvolvimento intelectual, e do processo de formação do pensamento que é despertado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação das experiências.
Portanto o papel da educação e o de aprendizagem ganha destaques na teoria de desenvolvimento de Vygotsky.

Devanir Adão Muniz
Enviada em Apr 22 2010 09:26:09:000PM
Fernando Hernández
Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Para Hernandez a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.
Importante observar que esse Educador no final do século IXX e início do século XX já se falava em projetos, são os projetos que levam o aluno a estigar, levantar hipóteses, aprendem a conviver em grupos, respeitar as idéias dos outros e expor as suas, buscar respostas para as suas indagações, é através de projetos que o aprendizado tem maior significado paro o educando.

Neuza Bruneto Scortegagna
Enviada em Apr 25 2010 05:53:27:000PM
Atividade-1.2 – Diálogo Teórico
Ovide - DecrolyO médico e educador belga defendia a ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo.
Biografia: Ovide Decroly nasceu em 1871, em Renaix, na Bélgica, filho de um industrial e de uma professora de música. Como estudante, não teve dificuldade de aprendizado, mas, por causa de indisciplina, foi expulso de várias escolas. Recusava-se a freqüentar as aulas de catecismo. Mais tarde preconizaria um modelo de ensino não-autoritário e não-religioso. Formou-se em medicina e estudou neurologia na Bélgica e na Alemanha. Sua atenção voltou-se desde o início para as crianças deficientes mentais.
Segundo Decroly, a necessidade gera o interesse e só este leva ao conhecimento. Fortemente influenciado pelas idéias sobre a natureza intrínseca do ser humano preconizadas por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Decroly atribuía às necessidades básicas a determinação da vida intelectual. Para ele, as quatro necessidades humanas principais são comer, abrigar-se, defender-se e produzir.
Decroly se baseia na idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem. O modo mais adequado de aprender a ler, portanto, teria seu início nas atividades de associação de significados, de discursos completos, e não do conhecimento isolado de sílabas e letras. "Decroly lança a idéia do caráter global da vida intelectual, o princípio de que um conhecimento evoca outro e assim sucessivamente

Josefa Passos Alves
Enviada em Apr 26 2010 08:28:40:000PM
1.2 VYGOTSKY
Nascido em 1896 em Orsha, cidade de Minsk, capital da Bielo-Rússia. De família judia, com boas condições econômicas, teve formação sólida , foi professo e fundador de um laboratório de psicologia, área em que produziu 200 trabalhos científicos. Morreu aos 74 anos de tuberculose. Teórico da educação que defendeu um papel preponderante das relações sociais no processo de desenvolvimento intelectual originando do seu pensamento a corrente educacional chamada sociointegracionismo.Segundo Vygotsky, a mediação do processo de aprendizagem deve ser feita pelo professor, mas é determinante que o primeiro contato da criança com atividades, habilidades e informações sejam realizadas pelo próprio aluno.O ensino, para ele, deve-se antecipar ao que o aluno ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinho, porque na relação entre aprendizado e desenvolvimento a aprendizagem vem primeiro e, isto ele define em seu principal conceito, que é a Zona de desenvolvimento proximal., ou seja, a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela tem o potencial de aprender. Potencial que é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto.Saber identificar as capacidades de desenvolvimento e competência e trabalhar o percurso que a criança deve seguir para alcançar esta competência deve ser a principal habilidade de um professor, Já que este é visto por Vygotsky como o impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças.Portanto, ao se elaborar um projeto deve-se ter em foco certas atividades com novas formas de pensamento que estimulem os alunos a pensar de um modo novo,pois ensinar o que o aluno já sabe desmotiva o aluno. Deve-se provocar no aluno avanços que não ocorreriam espontaneamente a partir de novas práticas pedagógicas adquiridas pelo professor, que possam ampliar as estruturas cognitivas, possibilitando capacidade de reflexão e controle do próprio pensamento.

Josefa de Matos Sobrinha
Enviada em Apr 28 2010 11:50:42:000AM
John Dewey (1859-1952)
John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano, que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. A educação, na visão deweyana, é “uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade”. Educar, portanto, mais do que reproduzir conhecimentos. É incentivar o desejo de desenvolvimento contínuo, preparar pessoas para transformar algo. A experiência educativa é, para Dewey, reflexiva, resultando em novos conhecimentos.
Para John Dewey a Escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria Vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. Então, para ele, a educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades. De acordo com o ideário da escola nova, quando falamos de direitos iguais perante a lei, devemos estar aludindo a direitos de oportunidades iguais perante a lei.
http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-nova.htm

Maria Ircema Cardoso Bueno
Enviada em Apr 30 2010 12:51:03:000AM
Atividade1.3
Diálogo teórico
John Dewey – as teorias mais modernas da didática, como o construtivismo e as bases teóricas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, têm inspiração nas idéias do educador.
Filósofo norte- americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, ao colocar atividade prática e democrática como importantes ingredientes da educação. A teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressista. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento-físico, emocional e intelectual.
O Princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo.

Maria Sandra de Matos
Enviada em Apr 30 2010 09:50:37:000AM
Sandra
John Dewey (1859-1952)
Filósofo e pedagogo o norte americano John Dewey, defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. A educação, na visão deweyana, é “uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade”. Educar, portanto, mais do que reproduzir conhecimentos. É incentivar o desejo de desenvolvimento contínuo, preparar pessoas para transformar algo. A experiência educativa é, para Dewey, reflexiva, resultando em novos conhecimentos.
John Dewey dizia que a Escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria Vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. Então, para ele, a educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades. De acordo com o ideário da escola nova, quando falamos de direitos iguais perante a lei, devemos estar aludindo a direitos de oportunidades iguais perante a lei.
http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-nova.htm

Um comentário:

  1. Friedrich Froebel foi um Alemão, ele acreditava que o grande aprendizado do ser humano era obtido na fase da infância.
    Para Froebel, as brincadeiras são um dos mais importantes recursos no caminho da aprendizagem, dessa forma, quando as crianças brincavam elas desenvolviam suas mentes; essa é a chamada “educação espontânea” assim elas não faziam algo que estava sendo lhes obrigado e sim por vontade própria assim reforça o fato de Froebel ser considerado defensor da liberdade. Dizia ele “Quanto mais ativa é a a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos”.
    Foebel acreditava que as crianças traziam em si a semente divina e que os responsáveis por desenvolver essa semente eram os educadores. Para ele as crianças tinham consigo também, uma metologia, a qual faziam com que elas aprendessem de acordo com o interesse que tinha pelos assuntos. Ele acreditava que a educação era uma atividade que a escola deveria agir juntamente com a família.
    Esse filósofo estudou profundamente a psicologia infantil e para ele educando bem as crianças, eslas se tornariam adultos do bem e consequentemente tornaria o mundo numa sociedade mais organizada.

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