terça-feira, 4 de maio de 2010

Cronograma das atividades do eixo 2: Curriculo

PROINFO INTEGRADO Curso: Elaboração de Projetos (40h)
Eixo 2: Currículo
Obs.: todas essas atividades do eixo 2 estão disponíveis no blog: http://elaboracaodeprojetos40h.blogspot.com/
1ª Semana à distância Período – 06/05 a 12/05

Atividade 2.1
Os cursistas deverão compartilhar com os colegas da turma a proposta do projeto elaborada na atividade 1.6, para isso elaborar uma apresentação do projeto(a ser apresentada pelo grupo no 1º encontro presencial do eixo 2) .
Como fazer: 1. Organizar as apresentações usando os recursos da tecnologia, apresentação eletrônica (Power point), vídeos ou outros, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada grupo; 2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ21apresProjetoseunome.3. Onde postar:
Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema: ativ 2.1, subtema: “Apresentação do Projeto”. onde postar: Biblioteca / Material do Aluno Titulo: o nome do projeto Tema:ativ 2.1 Subtema: "Apresentação do Projeto”.

“Cursista crie seu blog!
Todas as atividades podem ser postadas também em seu blog, não é obrigatório.”

Atividade 2.2
Momento para relato das dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas na experiencia do desenvolvimento do Projeto em sala de aula.
Como fazer: Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.
Onde postar:
Fórum 1: “Projeto em ação”

2ª Semana à distância Período – 13/05 a 19/05
Atividade 2.3
Essa atividade propõe uma discussão no Fórum “ currículo e suas características” baseada na seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
Como fazer:
1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.
Onde postar:
Fórum 2: “Currículo e suas características”

Atividade 2.4
Os cursistas devem retomar a proposta do PITEC elaborada no eixo 1 e fazer uma analise sobre o andamento do projeto , utilizando o roteiro “analise do projeto na ação” disponível no ambiente em material do professor, no blog do curso e enviado por email para os cursistas.
Como fazer:
1. Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: e24analiseProjetoseunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno Titulo: Análise do projeto_ nome do projeto, tema "Eixo2: Currículo", subtema “Análise do Projeto”.
Onde postar: Biblioteca: material do aluno Titulo: Análise do projeto_ nome do projeto Tema Ativ 2.4 Subtema “Análise do Projeto”.

3ª e 4 ª Semana à distância
Período – 20/05 a 04/06
Atividade 2.5
Nesta atividade cursista, você é convidado a participar do fórum de discussão “Cultura digital e currículo”, partindo de um depoimento da professora Léa Fagundes , na qual ela desafia a reflexão colocando a seguinte questão: Você educador, está pronto para a cultura digital? Disponível no ambiente, material do professor e no blog do curso.
Como fazer:
1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”;
3. Ler as contribuições dos colegas e comentar as contribuições de pelo menos dois.
Links sugeridos:
Projetos educacionais realizados em escolas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=15
Baú de projetos do Kidlink Brasil: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/projetos.html Projetos: Coisas boas da minha terra e Coisas boas para minha terra: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=15
Projeto Gestão da Água Doce, desenvolvido na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, em Portugal: http://www.esec-povoa-lanhoso.rcts.pt/socrates/index.htm
Projeto mão na massa, em educação infantil: http://www.unipli.com.br/mestrado/ rempec/img/conteudo/3_com_a_mao_na_massa_na_medicao_da_terra.pdf Projeto agroecologia: http://www.agroecologiaemrede.org.br/upload/arquivos/ P325_2005-08-25_142702_445SNO.pdf Projeto Voo – BPF: http://voobpf.blogspot.com/
Onde postar:
Fórum 3: Podcast com Léa Fagundes “cultura digital e currículo”

Atividade 2.6
Como atividade final, partindo das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante é convidado a revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do próprio processo de introspecção e as reflexões devem ser registradas no Diário de Bordo. A seguinte questão orientadora é apresentada para auxiliar o cursista nesta tarefa: O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
Como fazer?
1.Acessar a ferramenta interação e no item Diário de Bordo;
2.Selecionar nova anotação; Digite sua reflexão sobre a questão colocada,
3.Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo, e clique em incluir.
Onde postar:
Diário de bordo: reflexão sobre a aprendizagem

Bons estudos!

NTE/SEDUC/VHA – formadora da turma NTE-VHA-MARIZA-EP: Mariza M. Vieira Fidelis. Vilhena, maio 2010.
Blog do curso: http://elaboracaodeprojetos40h.blogspot.com/
Emails: marizalievha@gmail.com , Marisa_vha@hotmail.com
Fones: 33228865, 33227599, 99868177

Nenhum comentário:

Postar um comentário