sábado, 27 de março de 2010

Dicas para sucesso no curso

A tecnologia não pode representar um obstáculo para a sua participação e aprendizagem, ao contrário, ela deve ser o mais transparente possível, por isso recomendamos que o aprendiz tenha acesso a recursos tecnológicos compatíveis com as exigências do curso e possua um conhecimento mínimo de informática e Internet.
Tenha horários determinados ao longo da semana para dedicar ao curso, pois mantém em conexão constante com o que está acontecendo, com os temas abordados, com as discussões e atividades em andamento.
O curso está metodologicamente ancorado no potencial de interação e aprendizagem de uma comunidade virtual, na qual todos os participantes são igualmente corresponsáveis por sua formação e manutenção, acessando de forma sistemática o ambiente, mantendo-se atualizado em relação ao que está sendo proposto e desenvolvido, participando efetivamente nas discussões, realizando as atividades propostas e cumprindo os prazos acordados. Esse espaço também será utilizado como apoio nos momentos presenciais do curso.
Participar de um curso a distância é também compartilhar ideias, sentimentos, experiências e conhecimentos prévios que possam enriquecer uma determinada situação de aprendizagem, sem, contudo, tentarmos impor ao grupo nossas próprias convicções. Devemos ter abertura sincera para ouvir, refletir sobre a opinião do outro, negociar significados, repensar nossas próprias posições e crenças e estarmos
honestamente dispostos a aprender.
Adote a prática de, além de explorar todas as referências sugeridas no curso, buscar referências adicionais sobre os temas que estão sendo abordados. Isso proporciona uma compreensão mais profunda das ideias e conceitos, além de enriquecer a participação individual e a experiência do grupo.
Compartilhe sempre boas referências com o grupo!
Identificar dificuldades e dúvidas, solicitar a ajuda de colegas e/ou do formador quando necessário, são atitudes fundamentais em um curso a distância. Ficar “quietinho” por medo de se expor pode nos levar à confusão, à desmotivação e até mesmo à desistência. Mantenha-se sempre informado sobre os prazos das atividades do curso publicadas pelo formador e procure seguir o cronograma determinado. Caso haja algum imprevisto, não deixe de comunicar ao formador.
A comunicação escrita não tem o apoio da nossa comunicação não-verbal, dos nossos gestos, expressões faciais, entonação de voz, o olhar, dessa forma, é preciso escolher as palavras com muito cuidado. Um recurso interessante para nos ajudar a organizar as ideias e refl etir sobre o tom da nossa comunicação escrita é fazer um “rascunho” em um editor de texto e depois copiar e colar no ambiente.
Bom estudo a todos os cursistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário