domingo, 4 de abril de 2010

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES, EIXO 1: PROJETOS

1ª Semana à distância. Período – 06/04 a 12/04
Atividade 1.1 . Como fazer:
- Ler o texto da apostila página 11 (sugestão);
- Posteriormente, fazer uma introspecção, identificando algum aspecto dos projetos pessoais/profissionais que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma.

- Comentar a postagem de dois ou mais colegas.
postar em: Fórum 1: Meu projeto pessoal/profissional .


Atividade 1.2
Esta atividade inicia com um resgate histórico das idéias de alguns teóricos que influenciaram a educação. Nesse percurso, procura-se evidenciar os princípios que surgiram como ideário de educação, sendo que muitos deles continuam presentes e ressignificados nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula.

Como fazer:
- Ler os textos da apostila páginas 15 até 50 (sugestão);
- Fazer uma síntese das idéias dos seguintes educadores: Pestalozzi / Froebel / Decrolly / Montessori / Dewey / Freinet / Freire / Hernández / Piaget / Vygotsky;

- Salvar dentro da sua pasta com o nome ativ12seunome;
- Postar na Biblioteca/Material do Aluno.

Postar em : Biblioteca / Material do Aluno
Tema: Atividade 1.2
Subtema: Resgate Histórico.


2ª Semana à distância. Período – 13/04 a 19/04

Atividade 1.3

Como fazer:
- Escolher um dos teóricos apresentados, fazer um estudo mais aprofundado de suas idéias, destacar um aspecto considerado por ele importante e compartilhar com os colegas no fórum.

Acesse as fontes sugeridas:
-http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/friedrich-froebel-307910.shtml
- http://www.curriculosemfronteiras.org/classicos/teiapple.pdf
-http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/john-dewey-428136.shtml
-https://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/primeiro-tratar-saber-forma-unica-423099.html
-http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-trabalho-bom-senso-423309.html
- http://www.paulofreire.org/
-http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml
-http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/lev-vygotsky-307440.shtml
- http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/88/40
Postar em : Fórum 2: Diálogo teórico


Atividade 1.4
Como fazer:
- Ler os textos da apostila páginas 50, 57, 61, 67, 70 e 76 (sugestão);
- Nesta atividade, o professor-cursista é convidado a refletir e debater suas idéias com os colegas no fórum “Projeto e suas características”. Para orientar a discussão são apresentadas duas questões:
§ Todo projeto é interdisciplinar?
§ É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Postar em : Fórum 3: Projeto e suas características.

3ª e 4 ª Semana à distância. Período – 20/04 a 04/05

Atividade 1.5
Como fazer:
- Elaborar um relato de uma experiência a partir de sua própria prática ou de projetos realizados por outros professores de sua escola.
- O registro do projeto deverá ser feito conforme roteiro disponível no ambiente do curso.

Como material de apoio, acesse:
- http://amora.cap.ufrgs.br/
- http://amora.cap.ufrgs.br/coordenador.php
-http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Controle?tipo=video&op=listar
&id=0&obra_critica=O
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=15
- http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=15
- http://www.esec-povoa-lanhoso.rcts.pt/socrates/index.htm
- http://voobpf.blogspot.com/

- Os cursistas devem acessar os relatos dos colegas.
Postar em : Biblioteca / Material do Aluno
Tema: Atividade 1.5
Subtema: Banco de Projetos.

Atividade 1.6
Como fazer:
- Elaborar uma proposta de projeto a ser implementada em sala de aula. Sugere-se partir das observações feitas no Banco de Projetos e de um diálogo prévio na escola.
- A proposta de projeto deve ser elaborada a partir de um roteiro disponível no ambiente.

- Salvar dentro da sua pasta com o nome ativ16seunome;
- Postar na Biblioteca/Material do Aluno.

- Se houver cursistas de uma mesma escola participando do curso, eles poderão elaborar o projeto em conjunto.
- As idéias também devem ser compartilhadas com o grupo através dos e-mails e blogs.(http://www.gmail.com/).

- Como material de apoio: ler os textos da apostila páginas 79 a 96 (sugestão);

- Algumas reflexões importantes para a elaboração de um projeto, como:
§ A importância de a proposta do projeto ter abertura para possíveis redirecionamentos.
§ O trabalho co projetos não pode ser uma “camisa-de-força” para todas as atividades escolares.
§ O conhecimento do ponto de vista técnico e pedagógico sobre as especificidades e implicações envolvidas no uso dos recursos tecnológicos.
§ A necessidade de sensibilizar os demais atores da comunidade escolar quanto às possibilidades do uso da tecnologia em novas práticas pedagógicas.
§ A importância de a escola desenvolver projetos de dimensões distintas, próprias de cada instância do contexto educacional, porém de forma articulada.
§ O projeto da gestão escolar, expressando seu compromisso político, administrativo e pedagógico como uma possível ação viabilizadora do projeto de sala de aula do professor.
Em complemento a essas reflexões, são apresentadas duas questões:
Os conteúdos previstos para serem estudados numa determinada série são possíveis de serem abordados no projeto?
Como isto pode ser feito em sua prática pedagógica?
Postar em : Biblioteca / Material do Aluno
Tema: Atividade 1.6
Subtema: Proposta de Projetos.
Bom estudo a todos os cursistas!

2 comentários:

  1. ficou muito bom esse trabalho parabens amiga formadora, gostaria muito de poder acompanhar todo esse trabalhjo bjocas serenas a todos e muita força de vontade e motivação o curso é excelente e acaba logo logo não percam esse trem bjus

    ResponderExcluir
  2. obrigada maria luisa! eu estou amando as leituras. pena que passa rapido mesmo! abraços

    ResponderExcluir