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quinta-feira, 6 de maio de 2010

Algumas contribuições no forum 3, atividade 1.4

FÓRUM 3. Projeto e suas caracteristicas
Assunto:
- Nesta atividade, o professor-cursista é convidado a refletir e debater suas idéias com os colegas no Fórum "Projeto e suas características". Para orientar a discussão são apresentadas duas questões: - Todo projeto é interdisciplinar? - É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?


Andrea Miranda Lopes
Enviada em Apr 19 2010 07:52:34:000PM
Cursista: Andrea M. Lopes
Atividade 1.4 – Projeto e suas características
Eixo 1 – Projetos
Turma: NTE-VHA-MARIZA-EP
Formadora: Mariza Mezabarba Vieira Fidelis
PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS
INTERDISCIPLINARIDADE - INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS.
Eu acredito que todo projeto é interdisciplinar, mesmo que no projeto não fale de atividades interdisciplinares, mesmo não querendo que seja, será, porque os temas e ou conteúdos de uma certa forma, às vezes pequena abrangem outra área do conhecimento. Por exemplo, um projeto de matemática que abrange as quatro operações, necessitará de língua portuguesa para interpretação e para escrita dos enunciados, etc.
Os projetos em sua maioria abordam temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Uma das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de outras áreas no projeto, isso irá acontecer, por pequena que seja.

“Trabalhar transversalmente é permitir que o aluno aprenda conteúdos disciplinares na resolução de problemas de formas contextualizada”.

Elymarcia da Silva Pacheco
Enviada em Apr 20 2010 10:01:41:000PM
Acredito que não tem como um projeto não ser interdisciplinar, pois as atividades por si só torna-se interdisciplinares, porque os temas e ou conteúdos de uma certa maneira se repetem e são trabalhadas em nosso cotidiano.Temos como exemplo um assunto com “Dengue”, onde trabalhamos em todos as disciplinas com uma certa naturalidade assim como qualquer outro tema transversal, temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento.
Acho que é possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento, e que as demais áreas possam contribuir de várias maneiras a enriquecer o projeto desenvolvido.


Nelci A Campos
Enviada em Apr 21 2010 06:03:57:000PM
Nelci Vieira – Ativ 1.4 Projeto e suas características
No projeto interdisciplinar não se ensina e nem se aprende: vive-se, exerce-se. Ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Esse aluno deixa de ser, apenas um aprendiz do conteúdo de uma área de conhecimento qualquer. O envolvimento dos alunos é uma característica-chave do trabalho de projetos.
O desenvolvimento de projetos, com o objetivo de resolver questões relevantes para o grupo, vai gerar necessidade de aprendizagem; e, nesse processo, os alunos irão se defrontar com os conteúdos das diversas disciplinas.
Não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos, nem desvincular as disciplinas da realidade atual. Os conteúdos disciplinares não surgem do acaso.
É de suma importância levar em conta no momento da avaliação de um projeto didático, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante a realização desse. Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final.
Fonte de pesquisa:
http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm

Rosilene de F. da Silva
Enviada em Apr 22 2010 08:47:26:000AM
Cursista: Rosilene de F, da Silva
Atv. 1.4
O projeto contempla um tema prático escolhido para trabalho em grupo, a ser abordado com amplitude e profundidade de maneira a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, a correspondência e complementação das explicações e solução de problemas para dar cumprimento aos objetivos traçados.
Trabalhar com projetos interdisciplinares é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar.

Josefa Passos Alves
Enviada em Apr 26 2010 10:15:41:000PM
Projeto e suas caracteristicas.
O trabalho com projetos favorecem à interdisciplinaridade, pois conforme seu desenvolvimento para se chegar à solução da situação problema, sejam necessários conhecimentos de outras disciplinas, o que ao meu ver, essa articulação entre as disciplinas facilitará o processo de aprendizagem.É lógico que o professor necessita, que em determinado momento, dar uma contribuição ao aluno voltando-se apenas à sua disciplina, falar de um conhecimento específico dessa disciplina, pois ele tem uma seleção de conteúdos para cumprir em um ano letivo. Como Elizabeth comenta: "Se fizermos do projeto uma camisa-de-força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica". Frente a isso, penso ser essencial o envolvimento prévio dos professores dessas disciplinas no projeto, ou seja, esses professores e todas as outras pessoas envolvidas devem participar desde a montagem desse

Neuza Bruneto Scortegagna
Enviada em Apr 26 2010 10:32:32:000PM
Projetos e suas características
“Projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico. No mínimo todos os projetos necessitam terem seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas”.Segundo MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE ALMEIDA, é importante considerar três aspectos fundamentais para a prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias.Um deles se refere à explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar – o registro de intenções, processos em realização e produções. Outro aspecto diz respeito à integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços. O terceiro aspecto trata dos conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento, que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo. Este texto pretende explorar esses três aspectos, explicitando a importância da formação do professor para que ele tenha condições de desenvolver práticas pedagógicas com projetos que favoreçam a recontextualização do conhecimento na escola e na vida do aluno, a produção colaborativa de representações que engajam os alunos como aprendizes, construtores de significados. Para enfatizar essas idéias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram articuladas a projetos para propiciar aos alunos a aprendizagem significativa, por meio do desenvolvimento de produções com o uso de diferentes mídias. Projetos interdisciplinares Os projetos interdisciplinares nas escolas partem de um tema central, onde são estudados sob a ótica de diferentes disciplinas. Eles contemplam um tema prático escolhido para trabalho em grupo, a ser abordado com amplitude e profundidade de maneira a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, a correspondência e complementação das explicações e solução de problemas para dar cumprimento aos objetivos traçados.

Joseli Pagani
Enviada em Apr 28 2010 09:25:25:000PM
Cursista: Joseli Pagani
Atividade 1.4 – Projeto e suas características
Eixo 1 – Projetos
Turma: NTE-VHA-MARIZA-EP
Formadora: Mariza Mezabarba Vieira Fidelis
Projeto e suas características
Os projetos pedagógicos podem ser voltados para um determinado tema com foco maior numa determinada área do conhecimento, podendo ser preservado os interesses de cada disciplina, mas acho de importante que ele seja interdisciplinar. A interdisciplinaridade nos leva para a construção de uma escola participativa com o objetivo de formar cidadãos conscientes e autônomos que desenvolva habilidade e competências para agir numa sociedade globalizada, a interdisciplinaridade é um trabalho coletivo e solidário. Um projeto interdisciplinar busca a comunicação entre as diversas áreas do conhecimento com o objetivo comum “tenha sentido para o aluno”.

Maria Sandra de Matos
Enviada em Apr 30 2010 10:24:52:000AM
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, diz que projeto é uma construção própria do ser humano, que se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele prever como necessárias para executar, a fim de transformar uma situação problemática em uma situação desejada. A realização das atividades produz um movimento no sentido de buscar atingir, no futuro, uma nova situação que responda às suas indagações ou avance no sentido de melhor compreendê-las. Nesse processo de realização das atividades, acontecem imprevistos e mudanças se fazem necessárias, evidenciando que o projeto traz em seu bojo as idéias de previsão de futuro, abertura para mudanças, autonomia na tomada de decisões e flexibilidade. Características:As principais características dos projetos são que eles são (1) temporários, possuindo um início e um fim definidos, (2) planejados, executado e controlado, (3) entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos, (4) desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva, (5) realizados por pessoas e (6) com recursos limitados
Um projeto é um modelo do que pretendemos fazer, é preciso planejar para depois colocar em prática. Através da entrevista com a Professora Maria Elizabeth, pude perceber que para se trabalhar com projetos o professor precisa fazer primeiramente o aluno se interessar pelo assunto, abordar temas de interesse dos mesmos. Um projeto quando aplicado em sala de aula pode despertar o interesse do aluno, fazendo que ele busque informações e complementações em outras disciplinas, além de compartilhar algo que abrange o projeto no seu dia a dia.

Gisele Nogueira Peralta Corso
Enviada em May 1 2010 03:33:23:000PM
Acredito que todo projeto é interdisciplinar porque sempre acaba envolvendo as demais disciplinas, em uma pesquisa de Geografia, por exemplo, o aluno tem que escrever e acaba auxiliando na disciplina de Língua Portuguesa, assim por diante.
É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento, como sempre acaba acontecendo nas escolas, mas que acaba envolvendo toda a escola e as vezes a comunidade.
O desenvolvimento de projetos cria ambientes de aprendizagem onde o aluno torna-se mais independente para buscar e articular seus conhecimentos.
A escola deve propiciar ao aluno desenvolver e reconhecer a sua autonomia no processo de ensino, expressando sua autonomia naquilo que se aprende fazendo, estabelecendo novas relações, vivenciando conflitos e buscando a sistematização de conceitos.
Ensinar é organizar situações de aprendizagem, favorecer o levantamento e a identificação de temas ou problemas de investigação, discutir sua importância, possibilitar a articulação entre diferentes pontos de vista, reconhecer distintos caminhos a seguir na busca de sua compreensão ou solução, negociar redefinições, incentivar a busca de distintas fontes de informações ou fornecer informações relevantes, favorecer a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a aprendizagem significativa.
Nesta perspectiva, o desenvolvimento de projetos nas escolas vem ao encontro das novas mudanças ocorridas na educação, onde o professor não é o detentor do conhecimento, mas o articulador e sistematizador das ideias.

Angela Maria de Cassia
Enviada em May 2 2010 05:18:01:000PM
Projeto e suas características
O trabalho com projeto caracteriza se por um a situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade, por isso acho que trabalhar projeto, não envolve apenas um tema individualmente.
Portando quando o aluno irá pesquisar e estudar sobre o tema envolvido pelo projeto ele precisa estabelecer relações significativas entre outras áreas do conhecimento.
Neste caso a interdisciplinaridade é a integração aos componentes curriculares na construção do conhecimento de forma global.
E a transversidade caminha junto e pode realizar e potencializar situações que valorizam as relações humanas e sociais mais urgentes.
Trabalhar transversalmente é permitir que o aluno aprenda a resolver situações problemáticas no meio social.
A partir dessa nova concepção de se trabalhar com projeto vem a pergunta em questão se todos são interdisciplinar?
Se o professor está se aperfeiçoando e refletindo sobre a nova tecnologia, não tem como trabalhar projeto de forma sistemática, portanto com as novas práticas a partir da elaboração do projeto já começa surgir um leque de idéias para serem desenvolvidas na execução do mesmo. Com isso o objetivo a ser alcançado é o de se incluir as várias disciplinas trabalhadas em sala de aula.
Como sabemos todo projeto é construído a partir de uma idéia para suprir as necessidades dos nossos alunos no desenvolvimento de sua aprendizagem.
A questão é, será possível desenvolver um projeto focando um único tema ?
Acho que não o que podemos fazer é desenvolver a capacidade da criança em relação ao problema que ela tem em relação a sua aprendizagem.
O que podemos perceber é que se o projeto for sobre desenvolvimento de leitura e escrita a o foco das atividades podem ser relacionadas a esses temas.

Maria Ircema Cardoso Bueno
Enviada em May 2 2010 06:34:26:000PM
Atividade 1.4
PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS
A metodologia de projetos potencializa a integração de diferentes áreas do conhecimento favorecendo a interdisciplinaridade. O trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem.
O conhecimento integrado – interdisciplinar permite estabelecer relações significativas entre conhecimentos. Ambos se realimentam e um não existe sem o outro. Na interdisciplinaridade há cooperação e diálogo entre os conhecimentos disciplinares.
Acredito que todo projeto é interdisciplinar, porém para que um projeto aconteça com qualidade é preciso que todos os educadores estejam engajados na elaboração e na execução, preparando atividades significativas que contemplam os conteúdos curriculares.

Darlene Mary Campos
Enviada em May 2 2010 07:57:01:000PM
Projeto e suas características O projeto é algo que desejamos atingir, e para isso, ele deve ser flexível, e pode ser reformulado de acordo com as necessidades e interesses dos envolvidos, mesmo que o projeto se inicie com uma única área de conhecimento, no decorrer de seu desenvolvimento outras áreas de conhecimento podem ser inseridas. A utilização do computador privilegia a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre as disciplinas, ampliando o interesse e o aprendizado dos alunos.

Rosimery P de Oliveira
Enviada em May 3 2010 08:02:25:000PM
A didática de projetos certamente fortalece esse espírito de construção do conhecimento significativo. Essa postura retoma os conceitos estudados por Paulo Freire que buscava fundamentar o processo de ensinoaprendizagem em ambiente interativos.
Refletir sobre como e o que se ensina, significa estar predisposto a romper com obstáculos e uma seqüência linear de conteúdos, determina estar aberto e disponível às discussões, aprendizagens de colegas e alunos, na construção de um conhecimento cooperativo e trans/inter/multidisciplinar. Não há como fragmentar o conhecimento, ou seja, limitar uma proposta de trabalho com projeto a uma só disciplina é inconcebível, pois esta prática instiga a integração das mídias e diferentes áreas do conhecimento; a relação entre conhecimento, ressignificação de conceitos e estratégias de trabalho; a postura diferenciada do professor o que conseqüentemente transforma informação em conhecimento a partir de objetivos didáticos definidos e aprendizagem em rede humana/tecnológica e disciplinar, trabalho colaborativo

Devanir Adão Muniz
Enviada em May 3 2010 09:39:28:000PM
O momento que estamos vivendo requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento. Evidencia-se uma nova organização de tempo e espaço e uma grande diversidade de situações que exigem um posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas e definir suas prioridades, na escola não é diferente, está ocorrendo à demanda do desenvolvimento de estratégias criativas e de novas aprendizagens que venha a desenvolver competências e habilidades, as quais se desenvolvem por meio de ações e de vários níveis de reflexão que congregam conceitos e estratégias, incluindo dinâmicas de trabalho que privilegiam a resolução de problemas emergentes no contexto ou o desenvolvimento de projetos.
“O projeto evidencia-se uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, torna permeável as suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global” (Almeida, 1999, p. 2).
Não tem como falar de projetos sem pensar na interdisciplinaridade, o projeto abrange diversas áreas curriculares e as tecnologias se articulam, o sentido do aprofundamento se refere às particularidades de uma área/disciplina, a qual pode emergir do próprio projeto em ação, propiciando a toda equipe envolvida a construção do conhecimento de maneira global, rompendo com as fronteiras das disciplinas. O aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.
O aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula em uma determinada disciplina, essa aprendizagem é feita de forma continua na interação com os outros, embora adquira de forma individual, o conhecimento é uma totalidade. Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final.

Kátia Cristine Alves Gondim
Enviada em May 4 2010 11:42:43:000PM
“O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter”.
John Dewey
Percebemos que é impossível trabalhar isoladamente. Pois nenhum assunto pode ser tratado de forma fechada. É necessário a colaboração de todos os professores de diferentes áreas, podendo também ter a participação de profissionais de outras áreas fora do ambiente escolar (advogados, engenheiros, médicos). Como também exige um conhecimento aprofundado dos professores sobre suas disciplinas e de inter-relações com outras, para que o objetivo seja atingido.
Preconizando as idéias de John Dewey, de uma escola “ativa”, isto é, do realizar dentro da sala de aula o que se faz continuamente no ambiente natural verdadeiro. Ele também acreditava que só a inteligência dá ao homem a capacidade de modificar o ambiente a seu redor.
Vale lembrar que o trabalho com projetos exige um comprometimento sério do profissional envolvido, sempre com a intenção de criar ambientes de aprendizagem, onde se priorize o desenvolvimento de habilidades formando assim cidadãos críticos e instigando-os para a consciência de sua realidade cultural e social.

Josefa de Matos Sobrinha
Enviada em May 6 2010 10:16:39:000AM
Ao trabalhar com projeto didático é necessário um planejamento pedagógico meticuloso, no qual o professor será o mediador durante todo o desenvolvimento e prática do trabalho. Seu propósito é construir boas situações de aprendizagem, compartilhando com o aluno situações reais, dando-lhe oportunidade de serem co-responsáveis, com participação ativa em um trabalho coletivo.
Com o projeto os conteúdos programados são contextualizados em situações reais e concretas, não há compartimentalização de conhecimento, mas uma contribuição de diversas áreas do conhecimento o qual favorecem a compreensão dos múltiplos aspectos que compõem a realidade. Desse modo os conteúdos são trabalhados em torno de questões que permitem a sua ressignificação dentro do processo ensino-aprendizagem.

Mariza Mezabarba Vieira Fidelis
Enviada em May 6 2010 11:57:07:000PM
Ola Colegas!
Esse questionamento é importante para refletirmos, todo projeto é interdiciplinar? Descreva sua ideia Pensando em experiencias com projetos na sua escola, Será que teremos sucesso com projetos focado em uma so area do conhecimento?
Vamos participar.... esse momento é para troca de experiencias.
Abraços
Mariza

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