segunda-feira, 17 de maio de 2010

PROPOSTA DE PROJETO, CURSISTAS: NELCI E IRACEMA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
“ÁLVARES DE AZEVEDO”
A VISÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS E SUAS TECNOLOGIAS
VILHENA-RO
2010

1- IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Álvares de Azevedo”
Vilhena-RO, Av. Liberdade, 3950 – Centro
CEP: 76.980-000
Fone: (069) 3322-8865
E-mail: alvaresvha@hotmail.com
Coordenadora: Maria Iracema Cardoso Bueno
Nelci Aparecida de Campos Vieira
1.2 Das áreas de Conhecimento, Componentes Curriculares, Conteúdos e Atividades.
Matemática e Suas Tecnologias
Matemática
- Números Inteiros e racionais;
- Regra de três;
- Porcentagem;
- Probabilidade;
- Equações do 1º e 2º grau
- Gráficos;
- Tabelas;
- Jogos educativos.

2 - JUSTIFICATIVA

O objetivo deste projeto é resgatar a aprendizagem e a auto-estima dos educandos com baixo desempenho na disciplina de Matemática.
Nota-se que para trabalhar na formação do individuo de forma eficaz é necessário mudanças constantes no processo ensino aprendizagem, que possa permitir ao educando explorar diferentes caminhos rumo ao conhecimento. Percebe-se também que esses caminhos devem estar integrando a uma prática interdisciplinar de modo a oferecer meios para que os educandos possam fazer uso do conhecimento adquirido ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A escola visa uma educação que se aprimore ano a ano, pautando-se na busca por uma educação qualitativa e não quantitativa. Sendo assim, temos como objetivo além da qualidade de ensino elevar também o índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Portanto vale ressaltar que a Escola proporcionará meios e recursos inovadores,
tanto da parte humana quanto da parte tecnológica.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) abordam que a Matemática está presente na vida de todas as pessoas em diversas situações do dia-a-dia e estabelece ser fundamental que o educando envolva-se, participe e questione. Desta forma, através de jogos confeccionados pelos alunos e com o auxílio das professoras, pretende-se priorizar a construção do conhecimento pelo fazer e pensar do aluno, o papel do docente não será apenas mediador, mas sim facilitador da aprendizagem.

3 - Objetivos
3.1- OBJETIVO GERAL

Contribuir para que os educandos das séries envolvidas descubram novos caminhos na aplicação de conceitos adquiridos na resolução de problemas, onde possa desenvolver a capacidade de classificar, relacionar, representar, analisar, conceituar e interpretar, estabelecendo conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e com os conhecimentos de outros componentes curriculares

3.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Construir um saber sistematizado cuja atuação deve estar pautada nos princípios de investigação, mediação e intervenção para contribuir significativamente no processo evolutivo dos educando envolvidos no projeto “A Visão Matemática Através de Jogos Suas Tecnologias”.
· Questionar a realidade do educando formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico através das diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir um conhecimento sólido.

4 - METAS
Garantir a concretização da aprendizagem, bem como do raciocínio lógico, criatividade, explorando os jogos, regras de raciocínio, recursos multimídias e outros procedimentos didáticos e metodológicos para sua formação intelectual, buscando assim, a construção do conhecimento entre os meses de maio a novembro elevando dessa forma o desempenho do nível de aprendizagem em Matemática.

5 - METODOLOGIA
As atividades diferenciadas acontecerão no horário normal de aulas, onde serão desenvolvidas atividades de forma individual, em grupos, ocupando os espaços do laboratório de informática, sala de leitura, no Pátio da Escola e na própria sala de aula.
Para que o projeto obtenha êxito, se faz necessário, seguir estratégias metodológicas interdisciplinares como mostra a seguir:
As turmas do ensino fundamental, 6º D, 7º A e 9º A, B, C, D, E, serão divididos em grupos para confeccionar jogos pesquisados por eles e também alguns jogos propostos pelas professoras Iracema e Nelci, esses jogos envolverão conteúdos trabalhados no ano letivo de 2010 e conteúdos de séries anteriores.
Os alunos dos primeiros e dos terceiros anos serão convidados a participar do projeto, buscando meios de desenvolver atividades que envolvam conteúdos básicos do ensino fundamental através de jogos educativos. Os alunos do ensino médio que produzirem jogos significativos serão convidados a desenvolver essas atividades no ensino fundamental. Como os alunos do ensino médio sempre têm dificuldades em conteúdos básicos, ao mesmo tempo em que contribuirão com o ensino fundamental
Estarão melhorando a aprendizagem.

6 - AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma contínua, onde será levado em conta o desenvolvimento de cada educando, o domínio e ampliação dos conhecimentos trabalhados no processo, os registros realizados, a iniciativa, a criatividade, o espírito de colaboração e solidariedade.

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