segunda-feira, 17 de maio de 2010

Proposta de projeto, cursistas: Lucy, Josselia, Maria aparecida, Maria Helena e Janice

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista
Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara, Jossélia de Matos, Maria Aparecida Moreira Matias, Maria Helena Ferrari e Janice Danieline Alves Bezerra Soares.
Nome da Escola: I.E.E. Wilson Camargo Local: Vilhena - RO
Série: 9ºs Anos “A” e “B” Número de alunos: 42
Professores envolvidos: Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara, Jossélia de Matos, Maria Aparecida Moreira Matias, Maria Helena Ferrari e Janice Danieline Alves Bezerra Soares.

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O Teorema de Pitágoras

3. Justificativa
Dificuldade dos educandos em como relacionar a teoria à aplicação do Teorema de Pitágoras no seu cotidiano.

4. Objetivo (s)
· Construir conhecimentos significativos entre a teoria e a prática do Teorema de Pitágoras na disciplina de Matemática.
· Aumentar o índice de satisfação quanto à metodologia diferenciada, e a aplicabilidade do Teorema de Pitágoras.

5. Conteúdos
Matemática:
· Resgate histórico de Pitágoras.
· Demonstração do Teorema de Pitágoras.
· Aplicação do Teorema de Pitágoras.

6. Disciplinas envolvidas
Matemática e Língua Portuguesa

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto será desenvolvido em três etapas , sendo a primeira um resgate histórico sobre Pitágoras, na qual a coleta de dados e informações será feita através de pesquisa nos sites da Internet ligados à História da Matemática e apresentados em slides criados no power point. Na segunda etapa os alunos farão a construção e a demonstração em material concreto para provar o teorema, momento em que faremos um vídeo, para posterior exibição no blog da escola. Nessas duas primeiras etapas as atividades serão desenvolvidas em grupos. Na terceira etapa, no LIE, orientados pelo professor, visitarão alguns blogs direcionados a Matemática com aplicações no cotidiano do Teorema de Pitágoras para poderem elaborar, individualmente, situações-problema com aplicabilidade do teorema. Em todas as etapas que envolvam a escrita , o professor de Língua Portuguesa revisará e orientará as produções.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
· Laboratório de Informática (computador e data-show);
· Filmadora e câmara fotográfica digital;
· Internet
· Enciclopédias
· Dependências da escola
· Transferidor, régua, isopor, E.V.A, cola e vidro.

Elaboração das aplicações

Conclusão

10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será feita através de debate entre os grupos, no qual os mesmos trocarão experiências e se auto-avaliarão, através de uma ficha a ser preenchida com os critérios definidos em conjunto com os alunos.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
· Seminário digital
· Apresentação das demonstrações
· Blog da escola
· Jornal escola

12. Referências Bibliográficas
http://projetoinfo.blogspot.com
http://www.dm.ufscar.br
http://www.expoente.com.br
http://www.teoremadepitagoras.com.br
http://www.microsoft.com/brasil/educacional
http://www.emack.com.br/sao/info/projetos/proj_sao.php
http://www.soniapetitto.com/
GIOVANNI, José Ruy. A Conquista da Matemática: a+nova. São Paulo: FTD, 2002
BOYER,Carl B.História da Matemática , Edgard Blucher,São Paulo,1974

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