segunda-feira, 17 de maio de 2010

PROPOSTA DE PROJETO CURSISTAS: Grassa, Josefa, Neuza, Sandra, Veruza e Alba

Escola Wilson Camargo
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista
( Grupo Recontando um conto)
Grassa Araújo , Josefa Matos, Neuza Bruneto, Maria Sandra de Matos, Veruza Lopes, Alba Valéria
Nome da Escola: IEE Wilson Camargo Local (cidade/estado) Vilhena
Série: 6º A, B e C anos Número de alunos: 78 alunos
Professores envolvidos:
Grassa Araújo , Josefa Matos, Neuza Bruneto, Maria Sandra de Matos, Veruza Lopes, Alba Valéria

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Alunos com deficiência de interpretação, reescrita de texto e reconhecimento de gêneros textuais.

3. Justificativa
Recontar histórias possibilita aprender a respeito do funcionamento da linguagem escrita. Recontar não é mera reprodução é recriação, pois ainda que o leitor/escritor tenha compromisso de preservar o enredo, imprime à história seu próprio estilo. A proposta a seguir permite que os estudantes ampliem seu repertório de contos de uma lúdica aliada a tecnologia além de aprenderem a ajustarem a linguagem a suas intenções comunicativas, isto é, aos efeitos que esperam provocarem seus leitores.
Ao enfocarmos a produção de histórias em quadrinhos como técnicas de composição, criação artística, leitura e redação, intencionamos oferecer aos alunos a maior exemplificação possível de procedimentos de autores em seus processos de criação e evidenciamos, com isso, que não há um modelo, uma forma, uma estrutura ideal, sendo a leitura, a criatividade e o escrever bem resultados de uma prática construída.

4. Objetivo (s)
Leitura e interpretação ;
Comparar Linguagens;
Ampliar o repertório de contos;
Produzir e revisar textos;
Proporcionar aos alunos a ampliação do conceito Comunicação;
Proporcionar aos alunos espaços para o exercício das expressões oral e escrita para o aperfeiçoamento da fluência da leitura e da produção textual, vivenciada por meio de técnicas variadas.

5. Conteúdos
Leitura, Produção de texto, elaboração de história em quadrinhos;

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Ciências, Temas transversais, arte

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1ª etapa:
Fazer levantamento de contos disponíveis no acervo da sala de leitura e biblioteca;
Leitura do conto escolhido;
Conversar com os alunos sobre o conto e suas característica;
Explicar sobre como transcrever o texto para o discurso direto;

2ª etapa;

Após essa primeira etapa, cada grupo deve elaborar o roteiro da história em quadrinho baseada no conto.
Fazer a transcrição do conto para o discurso direto;
Revisar os roteiros feitos pelos alunos;

3ª etapa:
Assistir a vídeo aula com instruções do HQ;
Iniciar a transcrição do roteiro para o HQ;
Orientar os alunos para a elaboração de textos (fala) usando o discurso direto;
Revisar as histórias feitas pelos alunos.

4ª etapa
Publicar os melhores textos dos alunos no blog da escola;
Selecionar o melhor HQ para ser publicado no jornal da escola;

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Material impresso: livros de contos , computadores com acesso à internet e software: Hagáquê (

9. Registro do processo
Será feito no decorrer do projeto

10. Avaliação e Resultados esperados
Avaliação
Ao longo das aulas, o aluno será avaliado conforme sua dedicação e participação na proposta de criação de reescrita do conto utilizando a história em quadrinho. O importante é que ele consiga cumprir cada etapa: a reprodução do enredo; do roteiro; fazer as revisões e ajustes necessários.
A avaliação final consistirá na produção da última versão da história em quadrinho e na socialização em sala. Se o aluno conseguiu reproduzir o conto, ele compreendeu o gênero, sua constituição e funcionamento.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Socialização em sala, divulgação no Blog:www.educandodigital.blogspot.com,, no Jornal Atos e Fatos.

12. Referências Bibliográficas
Revista Leituras
www.educandodigital.blogspot.com
www.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário